 
 28 de julho, 2008 - 13h48 GMT (10h48 Brasília)
 Zombar de si mesmo pode ser a melhor maneira de seduzir o  sexo oposto, mas isso só parece funcionar se você tem um status elevado aos  olhos do potencial parceiro, de acordo com uma pesquisa publicada pela revista  acadêmica Journal of Evolutionary Psychology .
Zombar de si mesmo pode ser a melhor maneira de seduzir o  sexo oposto, mas isso só parece funcionar se você tem um status elevado aos  olhos do potencial parceiro, de acordo com uma pesquisa publicada pela revista  acadêmica Journal of Evolutionary Psychology .Segundo os autores, apesar de outras pesquisas terem mostrado  que o humor é provavelmente a melhor forma de conquista, o novo estudo mostra  que o tipo de humor também é importante. 
"Muitos estudos mostram que um senso de humor é sexualmente  atraente, especialmente para as mulheres, mas nós descobrimos que o humor  auto-depreciativo é o mais atraente de todos", diz Gil Greengross, do  Departamento de Antropologia da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.  
Os resultados da pesquisa são publicados no artigo Dissing  Oneself versus Dissing Rivals: Effects of Status, Personality, and Sex on the  Short-Term and Long-Term Attractiveness of Self-Deprecating and  Other-Deprecating Humor (Desrespeitar a si mesmo versus Desrespeitar aos  outros : Efeitos de Status, Personalidade e Sexo na Atração do Humor  Autodepreciativo e do Humor Depreciador dos Outros, em tradução livre), de  Greengross e Geoffrey Miller, do Departamento de Psicologia da Universidade do  Novo México. 
Pesquisa
Sessenta e quatro mulheres e 32 homens - todos estudantes  universitários - participaram do projeto.
Cada participante ouviu gravações feitas por duas pessoas do  sexo oposto descritas como estudantes universitários com diferentes status -  tendo notas altas ou baixas, um carro ou uma bicicleta, ou cujos pais tinham  empregos de status elevado ou baixo - e que produziam tipos de humor distintos.  
Depois de ouvir as gravações, os participantes davam uma nota  a cada uma das pessoas como um potencial parceiro para uma relação curta ou  longa. 
O tipo de humor e o status da pessoa não tiveram nenhum  efeito no que diz respeito à atração para uma relação de curto prazo, mas o  humor autodepreciativo em pessoas que tinham um status elevado - mas não  naquelas descritas como tendo um status baixo - aumentava a atração sexual para  uma relação de longo prazo tanto para homens como para mulheres. 
Status e humor
"A nossa teoria é que os indivíduos com um status elevado  podem se permitir tirar sarro de si mesmos mais facilmente", escreve Greengross.  
Segundo Greengross, de maneira geral, o uso do humor  autodepreciativo é associado com baixos níveis de extroversão, suavidade e  estabilidade emocional e, portanto, pouco atraente. 
"Por isso, o uso de humor autodepreciativo por pessoas de  status considerado baixo pode ser contraprodutivo, sugerindo depressão,  derrotismo, subordinação, baixa auto-estima", diz o autor. 
"Por outro lado, se um indivíduo atingiu um status elevado,  ele provavelmente não terá níveis realmente baixos de extroversão e estabilidade  emocional e devem mostrar suavidade suficiente para fazer amigos ou conquistar  apoio." 
"Além disso, o uso de humor que deprecia os outros por  indivíduos de status elevado pode ser visto como uma zombaria injusta e,  portanto, menos atraente", completa o autor. 
 
